Volte ao SPIN

SPIN01 SPIN02 SPIN03 SPIN04 SPIN05 SPIN06 SPIN07
SPIN08 SPIN09 SPIN10 SPIN11 SPIN12 SPIN13 SPIN14
SPIN15 SPIN16 SPIN17 SPIN18 SPIN19 SPIN20 SPIN21
SPIN22 SPIN23 SPIN24 SPIN25 SPIN26 SPIN27 SPIN28
SPIN29 SPIN30 SPIN31 SPIN32 SPIN33 SPIN34 SPIN35
SPIN36 SPIN37 SPIN38 SPIN39 SPIN40 SPIN41 SPIN42
SPIN43 SPIN44 SPIN45 SPIN46 SPIN47 SPIN48 SPIN49
SPIN50 SPIN51 SPIN52 SPIN53 SPIN54 SPIN55 SPIN56
SPIN57 SPIN58 SPIN59 SPIN60 SPIN61 SPIN62 SPIN63

SPIN64 SPIN65 SPIN66 SPIN67 SPIN68 SPIN69 SPIN70
SPIN71 SPIN72 SPIN73 SPIN74

sábado, 16 de maio de 2009

Técnicas para Dormir

A musculutara da língua atrapalha o sono, antes de dormir faça force a lingua para fora, em várias direções, fazendo caretas, isto faz soltar a língua, o que melhora a passagem do ar pela garganta que o faz roncar e acordar toda hora
Exercícios para dormir bem
Movimentos fáceis antes de ir para a cama podem garantir um sono tranqüilo

Quem não quer sempre ter uma noite traqüila de descanso, sem nada que interrompa o sono? Esse é o desejo de todos, mas, às vezes, a correria do dia-a-dia e as tensões de uma rotina puxada, cheia de obrigações, podem refletir à noite, quando a pessoa já está na cama.Insônia, sono interrompido várias vezes durante a noite e dores pelo corpo são alguns reflexos de um dia difícil. Mas o que fazer para "driblar" os problemas noturnos e ter uma noite de paz?"Poucas pessoas sabem que pequenos exercícios antes de ir dormir colaboram para um sono tranqüilo e benéfico", afirma o fisioterapeuta Alexandre Victoni, de São Paulo.Essas atividades (confira algumas nesta página) melhoram a respiração, relaxam os músculos do ombro, das pernas, do pescoço e da coluna. E uma boa massagem nos pés também é grande aliada do descanso noturno."São exercícios benéficos porque promovem o relaxamento. Referem-se a um esforço consciente para aliviar a tensão dos músculos. Por meio do exercício terapêutico, um indivíduo pode tornar-se consciente de tensões musculares prolongadas e ser ensinado a controlar ou inibir essas tensões", explica a fisioterapeuta Patrícia Aparecida Silva de Oliveira, de São José dos Campos.
POSTURA - Outra característica do bom sono é a postura que as pessoas adotam ao dormir. Dependendo da maneira que a pessoa se posiciona na cama, as dores musculares são inevitáveis.
"Durante o sono, alguns movimentos colocam o corpo em posição de sobrecarga por longos períodos e de modo repetitivo. Geralmente, o paciente não tem conhecimento que por meio de uma melhora na postura e na qualidade dos movimentos graças aos exercícios, o corpo retorna às condições saudáveis que beneficiam e propiciam uma boa qualidade de sono", esclarece Victoni.
Postura também faz diferença
Roosevelt Cássio
Algumas pessoas, mesmo tendo uma boa noite de sono, não conseguem acordar sem uma dorzinha muscular que a acompanha por todo o dia. Mas se a pessoa descansa a noite inteira, sem interrupções no sono, por que isso acontece?"Mesmo na hora de dormir, a postura também é muito importante. Uma das posições mais indicadas é deitar com as pernas flexionadas e com o tronco também levemente flexionado. Porém, essa posição requer um travesseiro um pouco mais alto, que preencha a região entre a cabeça e o pescoço", ensina o fisioterapeuta Alexandre Victoni.Outra posição é se deitar de costas, com as pernas estendidas, mas utilizando travesseiro baixo, que não projete a cabeça no alto, sempre usando um colchão de densidade adequada, que não seja muito flexível."No final do meu dia é normal eu sentir dores no pescoço. Durmo de lado e não sei se isso tem influência, mas, geralmente, acordo com dor no ombro", conta o comprador André Luiz Amaral e Silva, 24 anos, de São José dos Campos.
Dicas de exercícios antes de dormir
Melhore a respiração: primeiramente, inspire pelo nariz e expire pela boca. Deitado de costas, com as pernas flexionadas, coloque as palmas das mãos na parte lateral da caixa torácica e realize uma inspiração lenta e ampla seguida de uma expiração também ampla e lentaAlivie músculos do ombro e pescoço: deitado com as pernas flexionadas, rode a cabeça para um dos lados. Permaneça nesta posição por cerca de 10 segundos e, lentamente, realize o procedimento para o outro ladoMusculatura das pernas e coluna: em pé, com os pés juntos e joelhos estendidos, flexione o tronco e projete as mãos em direção aos pés, deixando o tronco e a cabeça pendentes e relaxadosRelaxe o tronco: deitado de costas, flexione as duas pernas e abra os braços. Deixe as duas pernas soltas para um dos lados e encostadas no chão. Esta é a posição de torção. Faça para o lado esquerdo e depois o direito, aleatoriamenteRelaxe os pés: sentado, encostado na parede ou em um sofá, e com as pernas estendidas, execute uma auto-massagem ou peça para alguém fazer, na região plantar do pé. Realize de 2 a 5 minutos em cada pé, de forma a evidenciar o local da curva do pé (arco plantar)Fonte: fisioterapeuta Alexandre Victoni
Frase sobre sono
"A correria e a tensão do dia-a-dia trazem reflexos ao nosso corpo, como dores músculo-esqueléticas, sono não reparador, fadiga crônica e presença de pontos dolorosos em locais específicos da musculatura esquelética do tronco e membros. A musculatura do pescoço e do ombro é mais sensível à palpação e a dor"Frase sobre sono
"A correria e a tensão do dia-a-dia trazem reflexos ao nosso corpo, como dores músculo-esqueléticas, sono não reparador, fadiga crônica e presença de pontos dolorosos em locais específicos da musculatura esquelética do tronco e membros. A musculatura do pescoço e do ombro é mais sensível à palpação e a dor"

Nenhum comentário: